O gênero textual tirinha

uma sequência didática balizada por mediadores tecnológicos

Autores

  • César Morais Rosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

tirinha, sequência didática, mediação tecnológica, mediação didática

Resumo

Este artigo versa elencar uma sugestão de sequência didática do gênero textual tirinha por meio das novas tecnologias, a saber: a mídia social Facebook. Para isso, realizando-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, embasou-se em autores que dissertaram a respeito do tema, como Ramos (2017), Vinhal (2019), Lopes-Rossi (2011), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), Bakhtin (1992), Sancho (2007), entre outros. Dentre as etapas abordadas, este trabalho apresentou conceituações breves a respeito de mediação tecnológica e didática, aspectos composicionais do gênero tirinha e conceituação de sequência didática. Nesse sentido, concluiu-se que é possível, por meio de aparato tecnológico, construir atividades que ensejem as tirinhas, e que o Facebook é um importante e inovador mediador para a circulação das tiras, para interatividade e para a autonomia do aluno no que se refere à aprendizagem das características do gênero.

Biografia do Autor

César Morais Rosa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduado em Letras

Adriene Sttéfane Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2022-07-06

Edição

Seção

Artigos