O gênero textual tirinha
uma sequência didática balizada por mediadores tecnológicos
Palavras-chave:
tirinha, sequência didática, mediação tecnológica, mediação didáticaResumo
Este artigo versa elencar uma sugestão de sequência didática do gênero textual tirinha por meio das novas tecnologias, a saber: a mídia social Facebook. Para isso, realizando-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, embasou-se em autores que dissertaram a respeito do tema, como Ramos (2017), Vinhal (2019), Lopes-Rossi (2011), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), Bakhtin (1992), Sancho (2007), entre outros. Dentre as etapas abordadas, este trabalho apresentou conceituações breves a respeito de mediação tecnológica e didática, aspectos composicionais do gênero tirinha e conceituação de sequência didática. Nesse sentido, concluiu-se que é possível, por meio de aparato tecnológico, construir atividades que ensejem as tirinhas, e que o Facebook é um importante e inovador mediador para a circulação das tiras, para interatividade e para a autonomia do aluno no que se refere à aprendizagem das características do gênero.