O letramento na constituição do leitor científico

Autores

  • André Henrique de Marafigo Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
  • Matheus Gabriel da Silva Boff Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
  • Rosana Mara Koerner Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

letramento científico, acadêmicos, leitura, gêneros textuais científicos

Resumo

O estudo que aqui se apresenta buscou investigar a relação que acadêmicos de graduação possuem com as leituras e o material proposto ao longo de seus respectivos cursos, assim como sua percepção acerca deles, seus conhecimentos sobre os gêneros textuais científicos e as dificuldades enfrentadas por eles na vivência acadêmica. O instrumento de pesquisa foi um questionário online com 22 perguntas, sendo apenas uma delas de livre resposta. Os resultados mostraram que muitos estudantes possuem conhecimento mediano de gêneros científicos e, ainda assim, somente dos mais recorrentes, como o artigo e a resenha. Houve, também, exposição de dificuldades quanto à compreensão, utilidade e vinculação dos materiais propostos com o curso de maneira geral. Vê-se, então, a necessidade de trazer a discussão sobre o Letramento Acadêmico/Científico para patamares mais presentes não somente no meio dos discentes, mas também no dos docentes.

Biografia do Autor

André Henrique de Marafigo, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Graduando em Letras

Matheus Gabriel da Silva Boff, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Graduando em Letras

Rosana Mara Koerner, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Linguística Aplicada

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Publicado

2022-07-06

Edição

Seção

Artigos