A forma da enunciação e a sua função na constituição dos gêneros do discurso
uma sequência didática a partir do miniconto
Palavras-chave:
miniconto, Círculo de Bakhtin, sequência didática, gramáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma proposta de sequência didática (SD) para se trabalhar o gênero discursivo miniconto nas aulas de língua portuguesa. A sequência didática foi aplicada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), considerando as demandas da escola em abordar a gramática de forma contextualizada. Esta pesquisa justifica-se por sugerir um modo de abordagem das formas gramaticais com foco no uso e na reflexão, considerando os contextos de produção, recepção e circulação dos textos. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica pautada nas concepções bakhtinianas sobre língua, linguagem e seu ensino (BAKHTIN, 2013; VOLÓCHINOV, 2013), a fim de evidenciar como a gramática é fundamental para compor a expressividade das enunciações, e em Santos (2016), para salientar algumas características que compõem o miniconto. Além disso, buscou-se em Sousa (2018) entender as potencialidades da metodologia da sequência didática para as aulas de língua portuguesa. Constatou-se que o trabalho a partir das práticas de linguagem por meio da sequência didática desenvolve a melhor apropriação dos elementos constitutivos do miniconto, criando possibilidades para que os alunos utilizem determinados recursos estilísticos que contribuem para a expressividade das formas gramaticais em seus textos.