A forma da enunciação e a sua função na constituição dos gêneros do discurso

uma sequência didática a partir do miniconto

Autores

  • Kleissiely de Castro Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Bianca de Souza Gomes Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

miniconto, Círculo de Bakhtin, sequência didática, gramática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma proposta de sequência didática (SD) para se trabalhar o gênero discursivo miniconto nas aulas de língua portuguesa. A sequência didática foi aplicada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), considerando as demandas da escola em abordar a gramática de forma contextualizada. Esta pesquisa justifica-se por sugerir um modo de abordagem das formas gramaticais com foco no uso e na reflexão, considerando os contextos de produção, recepção e circulação dos textos. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica pautada nas concepções bakhtinianas sobre língua, linguagem e seu ensino (BAKHTIN, 2013; VOLÓCHINOV, 2013), a fim de evidenciar como a gramática é fundamental para compor a expressividade das enunciações, e em Santos (2016), para salientar algumas características que compõem o miniconto. Além disso, buscou-se em Sousa (2018) entender as potencialidades da metodologia da sequência didática para as aulas de língua portuguesa. Constatou-se que o trabalho a partir das práticas de linguagem por meio da sequência didática desenvolve a melhor apropriação dos elementos constitutivos do miniconto, criando possibilidades para que os alunos utilizem determinados recursos estilísticos que contribuem para a expressividade das formas gramaticais em seus textos.

Biografia do Autor

Kleissiely de Castro, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda de Letras

Bianca de Souza Gomes, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda de Letras

Downloads

Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos