Cesário Verde
de transeunte-observador a polarizador
Palavras-chave:
Realismo português, deambulação, Cesário VerdeResumo
Conhecer a história da criação literária de um povo é uma forma de compreender o seu modo de vida e a sua organização política, social, econômica e cultural, em determinado contexto histórico e geográfico. Nesta análise, procurou-se evidenciar, por meio de estudos bibliográficos e da análise de textos literários, as particularidades do poeta Cesário Verde e da sua criação poética, partindo da atuação, do discurso poético, do protagonismo e das observações do poeta realista, dentro e fora de seus escritos pouco conhecidos. No presente instrumento analítico, questionou-se, a partir da análise dos poemas Num bairro Moderno (1878) e Ave-Marias (1887), se o comportamento do autor, nas obras analisadas, denota um ponto de deambulação (observador) ou assume o papel de possível polarizador – dando autonomia ao interlocutor na poesia do Realismo Português. Depois de realizadas as leituras complementares, fundamentadas em obras de autores inseridos no contexto da literatura portuguesa, observou-se que o poeta buscou a construção de um estilo individual de escrever, usando a naturalidade, a valorização do simples e do prosaico e possibilitando ao leitor fazer parte de sua obra, extraindo de seus poemas uma visão singular da sociedade e dos sujeitos que a ela pertence. Por fim, buscando uma justificativa possível para tal questionamento, deparamo-nos com a questão do pertencimento na poesia cesariana, o lugar do sujeito no espaço é constituído a partir da fragmentação do eu, associado ou não ao mundo, ou à multidão, mas principalmente na essência poética, que enxerga beleza no transitório, um roteiro cuja vida real é o pano de fundo.