Cientificidade na formação de revisores de textos através da mediação de um laboratório editorial
Palavras-chave:
cientificidade, revisão textual, editoraçãoResumo
O principal objetivo deste artigo, de natureza crítico-teórica, é discutir acerca da cientificidade que envolve a formação do revisor e editor de textos, tendo-se em vista a relevância desse aspecto para o desenvolvimento das competências/habilidades de caráter linguístico e editorial imprescindíveis ao exercício dessa função profissional. Em face a tal objetivo, refletimos sobre a importância das teorias linguísticas, textuais e discursivas para a formação do revisor de textos, ratificando o caráter sistemático e científico inerentes a esse perfil de trabalho. Considera-se neste estudo as contribuições de autores como Koch (1992; 2014), Barros (1994), Sousa (2010), Costa Val (2004), Coelho Neto (2008), Coelho e Antunes (2010) e Cavalcante (2011), por meio das quais conclui-se que, para que o revisor de textos possa cumprir a sua função de modo eficiente, é necessário estar munido de conhecimentos científicos, e não somente dominar as regras da gramática normativa, uma vez que o texto constitui-se numa unidade de sentido que engloba um plano de expressão e um plano de conteúdo*.
* Este artigo é resultante do projeto de pesquisa intitulado Cientificidade na formação de revisores de textos através da mediação de um laboratório editorial, aprovado pela Resolução do Cepex n. 129/2018 e desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Departamento de Comunicação e Letras, entre os anos de 2018 e 2021. Também vale ressaltar que este artigo está organizado a partir da estrutura de um relatório de pesquisa, tendo em vista tal especificidade.