Cientificidade na formação de revisores de textos através da mediação de um laboratório editorial

Autores

  • Maria Alice Mota Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Liliane Pereira Barbosa Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Palavras-chave:

cientificidade, revisão textual, editoração

Resumo

O principal objetivo deste artigo, de natureza crítico-teórica, é discutir acerca da cientificidade que envolve a formação do revisor e editor de textos, tendo-se em vista a relevância desse aspecto para o desenvolvimento das competências/habilidades de caráter linguístico e editorial imprescindíveis ao exercício dessa função profissional. Em face a tal objetivo, refletimos sobre a importância das teorias linguísticas, textuais e discursivas para a formação do revisor de textos, ratificando o caráter sistemático e científico inerentes a esse perfil de trabalho. Considera-se neste estudo as contribuições de autores como Koch (1992; 2014), Barros (1994), Sousa (2010), Costa Val (2004), Coelho Neto (2008), Coelho e Antunes (2010) e Cavalcante (2011), por meio das quais conclui-se que, para que o revisor de textos possa cumprir a sua função de modo eficiente, é necessário estar munido de conhecimentos científicos, e não somente dominar as regras da gramática normativa, uma vez que o texto constitui-se numa unidade de sentido que engloba um plano de expressão e um plano de conteúdo*.

 

* Este artigo é resultante do projeto de pesquisa intitulado Cientificidade na formação de revisores de textos através da mediação de um laboratório editorial, aprovado pela Resolução do Cepex n. 129/2018 e desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Departamento de Comunicação e Letras, entre os anos de 2018 e 2021. Também vale ressaltar que este artigo está organizado a partir da estrutura de um relatório de pesquisa, tendo em vista tal especificidade.

Biografia do Autor

Maria Alice Mota, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora efetiva no Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros

Liliane Pereira Barbosa, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora efetiva no Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros

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Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos