Gêneros do discurso

a história em quadrinhos como ferramenta de ensino

Autores

  • Adriana Rodrigues de Souza Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Gilmar de Paiva Reis Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Lucimara Grando Mesquita Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

gêneros discursivos, história em quadrinhos, sala de aula

Resumo

Os Gêneros Discursivos, considerados enunciados, devem responder e ao mesmo tempo provocar uma resposta. Dessa forma, a história em quadrinhos, tomada como enunciado, precisa fazer parte do circuito enunciativo de produção, circulação e recepção. Nessa perspectiva, nosso objetivo é refletir sobre o gênero história em quadrinhos a partir das principais características dos Gêneros Discursivos, assim como pretendemos analisar como deve ser pensado o trabalho em sala de aula voltado para o gênero HQ. Assim, para alcançarmos nosso objetivo, o percurso metodológico deste estudo se inicia com os pressupostos teóricos presentes nas discussões do Círculo de Bakhtin. Em seguida, realizaremos uma breve caracterização do gênero HQ e faremos a análise de uma história em quadrinhos selecionada. Na última parte, refletiremos acerca de como devem ser pensadas as atividades em sala de aula com esse gênero. Como resultado, verificamos que, para trabalhar com os gêneros, é necessário considerar o estilo, a construção composicional e o conteúdo temático, e que essas características estão interligadas no todo do enunciado dentro do processo de produção, circulação e recepção. Da mesma forma, foi possível constatar que trabalhar com o gênero HQ em sala de aula contribui para que o aluno compreenda as diferentes funcionalidades da linguagem.

Biografia do Autor

Adriana Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Educação

Gilmar de Paiva Reis, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestrando em Educação

Lucimara Grando Mesquita, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Letras

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Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos