Letramento e inclusão digital no Brasil

uma análise de problemas e possibilidades

Autores

  • Fábio Júnio Barbosa Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Palavras-chave:

inclusão digital, letramento, educação, tecnologia, anticiência

Resumo

Com as crescentes mudanças tecnológicas, mudam-se também as formas de convívio e gerenciamento da sociedade. Essas alterações se mostram presentes nos mais distintos setores sociais, desde a comunicação e transporte à saúde e educação. Junto a todos esses avanços mostram-se os ganhos de qualidade e rapidez, mas igualmente ocorrem proeminentes danos como o desequilíbrio e a exclusão digital. Em decorrência disso, o objetivo deste trabalho é refletir e problematizar os distintos aspectos socioeducacionais brasileiros, com o propósito não apenas de questionar seu entrosamento tecnológico, mas também de levantar análises e reflexões sobre os problemas e soluções existentes acerca do assunto. Prezando pelo uso de análises documentais e bibliográficas, o presente trabalho aponta fatores significativos como a relação entre o analfabetismo e exclusão digital, os aspectos socioeducacionais e geopolíticos que influenciam no panorama de incluídos digitais, o crescimento do movimento anticiência e o protagonismo do profissional da educação como agente transformador.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos