Um estudo sobre o uso de tirinhas na sala de aula
contribuições para a habilidade de leitura
Palavras-chave:
textos não verbais, textos multimodais, tirinhas, habilidades de leituraResumo
A atualidade é marcada pela grande presença de textos verbais e não verbais principalmente devido ao surgimento das novas tecnologias de comunicação e informação. Desse modo, compreende-se que o professor de Língua Portuguesa deve estar preparado para trabalhar com diferentes gêneros textuais em sala de aula visando a uma formação de leitores proficientes. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de trabalho com o gênero tirinhas em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento das habilidades leitoras. Para tal apresenta-se uma pesquisa teórica sobre o supracitado gênero (VERGUEIRO, 2005; VERGUEIRO; RAMA, 2005); apresentam-se questões sobre a leitura (KLEIMAN, 2010; 2013; MARCUSCHI, 2010; DELL’ISOLA, 2001; SOLÉ, 1998) e uma discussão sobre o letramento multimodal (ROJO, 2016; CATTO, 2013). Somando a pesquisa teórica, apresenta-se uma amostra de trabalho com o gênero proposto em sala de aula. Espera-se que esta pesquisa contribua para aumentar as oportunidades de aprofundamento em questões teóricas e metodológicas acerca do gênero tiras em sala de aula.