Um estudo sobre o uso de tirinhas na sala de aula

contribuições para a habilidade de leitura

Autores

  • Taísa Rita Ragi Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Teciene Cássia de Souza Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Francislaine Ávila De Souza Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

textos não verbais, textos multimodais, tirinhas, habilidades de leitura

Resumo

A atualidade é marcada pela grande presença de textos verbais e não verbais principalmente devido ao surgimento das novas tecnologias de comunicação e informação. Desse modo, compreende-se que o professor de Língua Portuguesa deve estar preparado para trabalhar com diferentes gêneros textuais em sala de aula visando a uma formação de leitores proficientes. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de trabalho com o gênero tirinhas em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento das habilidades leitoras. Para tal apresenta-se uma pesquisa teórica sobre o supracitado gênero (VERGUEIRO, 2005; VERGUEIRO; RAMA, 2005); apresentam-se questões sobre a leitura (KLEIMAN, 2010; 2013; MARCUSCHI, 2010; DELL’ISOLA, 2001; SOLÉ, 1998) e uma discussão sobre o letramento multimodal (ROJO, 2016; CATTO, 2013). Somando a pesquisa teórica, apresenta-se uma amostra de trabalho com o gênero proposto em sala de aula. Espera-se que esta pesquisa contribua para aumentar as oportunidades de aprofundamento em questões teóricas e metodológicas acerca do gênero tiras em sala de aula.

Biografia do Autor

Taísa Rita Ragi, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Letras

Teciene Cássia de Souza, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestra em Educação

Francislaine Ávila De Souza, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestra em Educação

Downloads

Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos