O cruzamento vocabular como estratégia de marketing no contexto publicitário

análises de propagandas da Hortifruti

Autores

  • Cecília Moreira Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Guilherme Melo Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

cruzamento vocabular, marketing, neologismos, propagandas

Resumo

Neste estudo, o foco da discussão se circunscreve no âmbito da formação de palavras no contexto publicitário. Nesse sentido, tem como objetivo precípuo abordar e discutir a utilização de neologismos, advindos do processo de cruzamento vocabular, como estratégia de marketing para a venda de produtos. Para consecução do objetivo proposto, foi empreendida uma pesquisa fundamentada em Marcuschi (2003), Sandmann (1996), Rocha (2017), entre outros. Tais autores embasaram as discussões acerca do conceito de língua, a formação de palavras no português e os neologismos. Além disso, foram realizadas análises de quatro propagandas da Hortifruti, que buscam demonstrar na prática o processo de formação de palavras empregado com o intuito de chamar a atenção do público e alavancar as vendas. A partir da pesquisa empreendida, os resultados demonstram que o contexto publicitário tem na palavra uma força significante de persuasão, posto que muitas vezes os produtos são vendidos em virtude das escolhas lexicais empregadas na divulgação na mídia impressa e televisiva.

Biografia do Autor

Cecília Moreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Letras

Guilherme Melo, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduando em Letras

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Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos