Reflexões sobre o Currículo Oculto e a violência simbólica no contexto escolar
Palavras-chave:
Currículo Oculto, violência simbólica, formação continuada, profissionais da educaçãoResumo
Este estudo objetiva provocar reflexões sobre o currículo oculto e as práticas de violência presentes no ambiente escolar. De natureza documental e bibliográfica, aborda o conceito de violência simbólica sob o postulado teórico da sociologia bourdiana, no processo de formação educacional bem como o posicionamento freireano acerca de práticas que constroem um processo emancipador. O currículo oculto pode ser definido como as práticas de aprendizagens que não estão contidas no currículo prescrito, mas que manifestam no ambiente escolar. A violência simbólica é decorrente dos hábitos desenvolvidos pela própria escola e externalizada nas práticas educativas. Por fim, constatamos ser necessário compreender o conflito entre a realidade de violência no currículo oculto e o papel do Estado na implementação de políticas públicas de formação continuada de professores como mecanismo de contenção de práticas excludentes.