Reflexões sobre o Currículo Oculto e a violência simbólica no contexto escolar

Autores

  • Géssika Mendes Vieira Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Jacqueline Lopes Freire Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

Currículo Oculto, violência simbólica, formação continuada, profissionais da educação

Resumo

Este estudo objetiva provocar reflexões sobre o currículo oculto e as práticas de violência presentes no ambiente escolar. De natureza documental e bibliográfica, aborda o conceito de violência simbólica sob o postulado teórico da sociologia bourdiana, no processo de formação educacional bem como o posicionamento freireano acerca de práticas que constroem um processo emancipador. O currículo oculto pode ser definido como as práticas de aprendizagens que não estão contidas no currículo prescrito, mas que manifestam no ambiente escolar. A violência simbólica é decorrente dos hábitos desenvolvidos pela própria escola e externalizada nas práticas educativas. Por fim, constatamos ser necessário compreender o conflito entre a realidade de violência no currículo oculto e o papel do Estado na implementação de políticas públicas de formação continuada de professores como mecanismo de contenção de práticas excludentes.

Biografia do Autor

Géssika Mendes Vieira, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba. Especialista em Docência pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Faz parte dos grupos de estudos Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica (GEPDEBS) e Superior e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas (GEPRESPE)

Jacqueline Lopes Freire, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Direito pela Universidade de Uberaba. Especialista em Direito do Estado e em Direito Público

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Graduada em Ciências Sociais pela FFC-UNESP Marília. Mestra e doutora pela FCL-UNESP Araraquara. Pós-doutorado em Estudos Culturais pelo PACC-UFRJ. Professora/pesquisadora da Universidade de Uberaba

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Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos