Descobrindo sentidos não literais

análise de pressupostos e subentendidos na música “Pavão pavãozinho”

Autores

  • Ana Beatriz Ferreira Camargo Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Marco Antônio Rosa Machado Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

pressuposição, subentendido, letras de músicas

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os pressupostos e os subentendidos presentes na canção Pavão pavãozinho, da cantora e pastora Fernanda Brum. Para isso, foi utilizada uma proposta metodológica criada por Ana Zandwais (1990), que topicaliza no discurso sujeitos e instituições, a fim de elucidar informações por meio de um esquema de contextualização pragmática. A base teórica do trabalho está constituída pelos trabalhos de Ducrot (1977), Cervoni (1989), Menegusso (2008), Costa (2009), Levison (2007), Lebler (2016), entre outros. Os resultados de nossas análises indicam que a mobilização dos conhecimentos implícitos é essencial para a compreensão global dos sentidos possíveis de um texto.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Ferreira Camargo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG – Anápolis), cantora e compositora (canal Youtube: http://bit.ly/AnaBeatrizYouTube/)

Marco Antônio Rosa Machado, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Letras na Universidade Estadual de Goiás (UEG - Anápolis)

Downloads

Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Artigos