Prática docente

novos desafios e possibilidades

Autores

  • Débora Rodrigues de Deus Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ivone Maria da Silva Marins Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Fabiana Ferreira dos Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

docência, metodologias de ensino, aprendizagem

Resumo

As transformações de ordem científica e tecnológica ocorridas, no mundo, nas últimas décadas, ocasionaram mudanças significativas nas práticas sociais, trazendo novos desafios e também possibilidades para o universo educacional contemporâneo, e requerendo das instituições escolares reformas que se relacionam diretamente à atuação do professor. Nesse viés, são propostas as seguintes questões: atualmente, quais são os principais desafios enfrentados por professores em sala de aula? E diante das demandas educacionais atuais, qual deve ser o perfil do docente? Partindo de tais questionamentos, foram realizadas pesquisa bibliográfica e coleta de dados entre professores de duas escolas públicas do município de Carmo do Paranaíba – MG, buscando-se definir, a partir da própria percepção de docentes, dilemas e uma compreensão do processo de mudança vivenciado na sala de aula. A partir da análise de dados coletados, conclui-se que, por exemplo, a adoção de metodologias ativas, o uso de equipamentos tecnológicos e a busca por temas atuais e próximos da realidade podem ser compreendidos como caminhos para uma aprendizagem mais profícua. Também se faz necessário refletir sobre o desinteresse dos alunos como a principal dificuldade encontrada em sala de aula*.

 

* Este artigo foi apresentado como requisito de avaliação na disciplina Projeto Integrador II.

Biografia do Autor

Débora Rodrigues de Deus, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 4º período

Ivone Maria da Silva Marins, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 4º período de Letras

Fabiana Ferreira dos Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos