Prática docente
novos desafios e possibilidades
Palavras-chave:
docência, metodologias de ensino, aprendizagemResumo
As transformações de ordem científica e tecnológica ocorridas, no mundo, nas últimas décadas, ocasionaram mudanças significativas nas práticas sociais, trazendo novos desafios e também possibilidades para o universo educacional contemporâneo, e requerendo das instituições escolares reformas que se relacionam diretamente à atuação do professor. Nesse viés, são propostas as seguintes questões: atualmente, quais são os principais desafios enfrentados por professores em sala de aula? E diante das demandas educacionais atuais, qual deve ser o perfil do docente? Partindo de tais questionamentos, foram realizadas pesquisa bibliográfica e coleta de dados entre professores de duas escolas públicas do município de Carmo do Paranaíba – MG, buscando-se definir, a partir da própria percepção de docentes, dilemas e uma compreensão do processo de mudança vivenciado na sala de aula. A partir da análise de dados coletados, conclui-se que, por exemplo, a adoção de metodologias ativas, o uso de equipamentos tecnológicos e a busca por temas atuais e próximos da realidade podem ser compreendidos como caminhos para uma aprendizagem mais profícua. Também se faz necessário refletir sobre o desinteresse dos alunos como a principal dificuldade encontrada em sala de aula*.
* Este artigo foi apresentado como requisito de avaliação na disciplina Projeto Integrador II.