A perspectiva de formação do leitor literário no livro didático

Autores

  • Rafaella Meliza Andrade de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Larissa Cristina Viana Lopes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

literatura na escola, leitor, livro didático

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar um capítulo de literatura da mais recente edição do livro didático de Língua Portuguesa Novas Palavras, do 3º ano do Ensino Médio, a fim de verificar se a perspectiva de seu formato contempla a leitura literária e a formação do leitor. As reflexões que fundamentam a nossa abordagem estão em discussões teóricas que tratam do livro didático e da leitura literária na escola, com Adorno (2003), Batista e Rojo (2005), Bamberger (2008), Bernardes (2005), Geraldi (1993) e Soares (2006). Após a análise, constatamos que o capítulo “As Vanguardas Artísticas Europeias e o Modernismo no Brasil” possui um formato que realça o contexto histórico/periódico dos movimentos literários e artísticos, apresentando recortes de textos literários. Com isso, é perceptível a limitação em relação ao direcionamento e à exaltação (no capítulo) dados à literatura: o que indicia que a perspectiva de formação de leitores literários é ignorada.

Biografia do Autor

Rafaella Meliza Andrade de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduanda do 7º período de Letras do Campus Avançado de Patu - CAP

Larissa Cristina Viana Lopes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora/orientadora do Departamento de Letras do Campus Avançado de Patu - CAP

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos