A perspectiva de formação do leitor literário no livro didático
Palavras-chave:
literatura na escola, leitor, livro didáticoResumo
O presente trabalho tem como objetivo estudar um capítulo de literatura da mais recente edição do livro didático de Língua Portuguesa Novas Palavras, do 3º ano do Ensino Médio, a fim de verificar se a perspectiva de seu formato contempla a leitura literária e a formação do leitor. As reflexões que fundamentam a nossa abordagem estão em discussões teóricas que tratam do livro didático e da leitura literária na escola, com Adorno (2003), Batista e Rojo (2005), Bamberger (2008), Bernardes (2005), Geraldi (1993) e Soares (2006). Após a análise, constatamos que o capítulo “As Vanguardas Artísticas Europeias e o Modernismo no Brasil” possui um formato que realça o contexto histórico/periódico dos movimentos literários e artísticos, apresentando recortes de textos literários. Com isso, é perceptível a limitação em relação ao direcionamento e à exaltação (no capítulo) dados à literatura: o que indicia que a perspectiva de formação de leitores literários é ignorada.