Ensino de gramática

objetivos incertos

Autores

  • Rafaella Machado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mary Elizabeth Cerutti Rizzatti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

gramática, concepção docente, objetivos do ensino

Resumo

A forma com que a gramática é exposta no 1º e 2º graus leva o aluno a conceber gramática como um conjunto de regras para serem analisadas e/ou decoradas (gramática normativa). O ensino de Língua Portuguesa está dividido em várias áreas que não só a das normas, e a consciência acerca desse “fato” não basta para que o os objetivos do ensino fiquem claros. A gramática normativa é encarada, muitas vezes, como principal subsídio para aprovação em concursos públicos. Esse parecer é a base para a forma com que tradicionalmente a disciplina é trabalhada em sala de aula; outra justificativa é o simples cumprimento do planejamento, por cobrança da sociedade, de antigas exigências teóricas. Este estudo foca a descrição da abordagem e os objetivos do ensino da gramática, no terceiro ano do Ensino Médio e a correlação desse ensino com o planejamento de aulas e a preparação para o vestibular, tendo como informante uma professora desse nível de ensino, atuante em escola pública em São José - SC.

Biografia do Autor

Rafaella Machado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Curso de Letras

Mary Elizabeth Cerutti Rizzatti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora orientadora

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos