Iracema, do épico ao pop

influências do Romantismo na música popular brasileira

Autores

  • Maria Rita de Sousa Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luís André Nepomuceno Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Música Popular Brasileira, Romantismo, paródia, paráfrase

Resumo

O romance Iracema, de José de Alencar, tem-se destacado como um dos mais representativos livros da Literatura Brasileira, especialmente do Romantismo, e seu impacto e suas influências ainda hoje são perceptíveis. Nele, o autor nos mostra a realidade histórica do poder da civilização branca no ataque frontal às culturas indígenas. Iracema, a virgem dos lábios de mel, é seduzida pelo homem branco e acaba se deixando levar por esse relacionamento intercultural que a leva a dimensões trágicas. Partindo do impacto desse livro, o presente trabalho analisa letras de músicas da MPB, de três compositores que fizeram releituras do romance de Alencar, e que portanto o atualizaram no âmbito da sociedade moderna: Chico Buarque, com a canção “Iracema voou”; Adoniran Barbosa, com a canção “Iracema”; e Eduardo Dussek, com a canção “A índia e o traficante”. Partindo de análises comparativas, nossa intenção é buscar os elementos românticos e alencarianos que sobreviveram no tempo e que ainda hoje são pontos de crítica social para o Brasil moderno.

Biografia do Autor

Luís André Nepomuceno, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos