Revista do COMINE

Apresentação


A Revista do Comine surgiu em 2016 a partir de uma iniciativa da comissão organizadora do Congresso Mineiro de Empreendedorismo do UNIPAM, bem como dos coordenadores dos cursos envolvidos, com o intuito de dar maior visibilidade aos resultados das pesquisas apresentadas no congresso, que vinha sendo realizado pela instituição desde 2004. Assim sendo, a partir de 2016, a revista vem selecionando os melhores trabalhos apresentados no congresso, no sentido de publicá-los em versão on-line e disponibilizá-los a um público mais amplo. A Revista do Comine, portanto, não publica outros artigos que não sejam decorrentes de trabalhos apresentados no congresso. As edições são anuais, e seu escopo é publicar textos nas seguintes áreas temáticas:

I – Administração e Gestão Empresarial: gestão empreendedora; estudos de caso; gestão administrativa; e temas correlatos
II – Agronegócio: gestão do agronegócio; gestão ambiental; gestão da qualidade; administração rural; e temas correlatos
III – Ciências Contábeis: Auditoria e perícia contábil; contabilidade gerencial e de custos; educação e pesquisa em contabilidade; ética e responsabilidade social; e temas correlatos
IV – Sistemas de informação: engenharia e desenvolvimento de software; hardware e redes de computadores; computação visual e científica; e temas correlatos
V – Comunicação Social (com ênfase em Jornalismo e Publicidade e Propaganda): comunicação, sociedade, linguística, educação e cultura; comunicação, tecnologias, marketing, ambiente digital e mídias; comunicação, filosofia, política, ética, perfil, profissional; e temas correlatos

 


TEMÁTICAS – REVISTA COMINE


I ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO COMERCIAL

  • TEMA 1: GESTÃO EMPREENDEDORA

    Cenário do empreendedorismo. Desenvolvimento de características e habilidades empreendedoras. Inovação. Ferramentas úteis ao empreendedor. Modelos de empreendedorismo. Avaliação de oportunidades mercadológicas. Plano negócio. Habitats de inovação.

  • TEMA 2: ESTUDO DE CASO

    O estudo de caso retrata uma situação no âmbito dos temas de administração, devendo apresentar a realidade vivida pela organização, transmitindo a situação problema em detalhes e as soluções apresentadas, por meio das teorias administrativas pertinentes, podendo este ser referente a qualquer área de estudo ligado a administração.

  • TEMA 3: GESTÃO ADMINISTRATIVA

    Finanças e economia: Ambiente financeiro e conceitos financeiros, Demonstrações financeiras, Técnicas de análise, Planejamento financeiro, Administração de capital de giro, Economia.
    Gestão de operações e logística: Processos Logísticos, Gerenciamento de cadeias de suprimentos, Cadeias produtivas, Custos Logísticos.
    Administração de produção: Sistemas de produção; PPCP - planejamento, programação e controle da produção; Projeto industrial; Manutenção industrial; Gestão da qualidade.
    Gestão de pessoas e relações de trabalho: Processos da gestão de pessoas, Recrutamento e seleção de pessoal, Descrição e análise de cargos, Treinamento e desenvolvimento de pessoal, Avaliação de desempenho, Remuneração estratégica, Gestão por competências.
    Marketing e gestão estratégica: Administração mercadológica, Segmentação de mercado, Diferenciação e posicionamento, Gestão estratégica.

  • TEMA 4: TEMAS CORRELATOS

    Assuntos pertinentes ao Tema não incluídos nestas.

  • TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DO ARTIGO

II AGRONEGÓCIO

  • TEMA 1: GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

    Focar os conceitos fundamentais relacionados como Agronegócio, do ponto de vista analítico e prático, considerando-se o cenário nacional e internacional, com uma visão sistêmica, holística e interdisciplinar para se inserir e para atuar num mundo globalizado.

  • TEMA 2: GESTÃO AMBIENTAL

    Gestão de Recursos Naturais. Gestão energética. Produção Mais Limpa e Ecoeficiência. Gestão de Resíduos Agroindustriais. Produção Mitigadora de Poluição. Planejamento Estratégico Ambiental.

  • TEMA 3: GESTÃO DA QUALIDADE

    Normalização e Certificação Para a Qualidade. Confiabilidade de Processos e Produtos. Rastreabilidade no Agronegócio. Segurança Alimentar.

  • TEMA 4: ADMINISTRAÇÃO RURAL

    O processo Empresarial. Variáveis que Influenciam o Desempenho da Empresa Rural. Comunicação Rural. Gestão de Processos Produtivos.

  • TEMA 5: TEMAS CORRELATOS

    Assuntos pertinentes ao Tema não incluídos nestas.

  • TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DO ARTIGO

III CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  • TEMA 1: AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL.

    Compreende o campo de pesquisa de temas relacionados à Auditoria Interna e Externa e Perícia. Fazem parte dessa área, dentre outros, os seguintes temas: auditoria de TI; auditoria interna e externa; educação profissional continuada do auditor independente e do perito-contador; normas internacionais de auditoria; perícia contábil; responsabilidade do auditor na detecção de fraudes e erros; etc.

  • TEMA 2: CONTABILIDADE GERENCIAL E DE CUSTOS

    Compreende o campo de pesquisa de temas relacionados ao apoio à gestão. Fazem parte dessa área, dentre outros, os seguintes temas: balanced scorecard; contabilidade e análise de custos; contabilidade gerencial; controladoria aplicada a logística; controladoria; controle gerencial; custeio e gestão baseados em atividades; gestão estratégica de custos; planejamento e controle orçamentário; planejamento tributário; tecnologia e sistemas de informação; etc.

  • TEMA 3: EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE

    Compreende o campo de pesquisa de temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, modelos e estratégias de ensino, além de aspectos relacionados à qualidade do ensino de Contabilidade. Fazem parte dessa área, dentre outros, os seguintes temas: avaliação de programas educacionais; avaliação do processo de ensino-aprendizagem; avaliação institucional; estruturas curriculares; formação profissional; mensuração da qualidade da formação; mercado de trabalho; métodos e práticas de ensino; processos de evasão; recursos instrucionais; tecnologias educacionais; etc.

  • TEMA 4: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

    Compreende o campo de pesquisa de temas relacionados à Ética e Responsabilidade Social. Fazem parte dessa área, dentre outros, os seguintes temas: código de ética contábil; contabilidade ambiental; elisão e evasão fiscal; fraudes tributárias; indicadores sociais e ambientais; responsabilidade social do profissional contábil; etc.

  • TEMA 5: TEMAS CORRELATOS

    Assuntos relacionados à Contabilidade não incluídos nas áreas temáticas anteriormente especificadas.

  • TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DO ARTIGO

IV SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  • TEMA 1: ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

    Trabalhos que apresentam metodologias e técnicas para o desenvolvimento de software que atendam a demandas da sociedade. Os trabalhos envolvem as áreas de engenharia de software, banco de dados, algoritmos e linguagens de programação.

  • TEMA 2: HARDWARE E REDES DE COMPUTADORES

    Trabalhos que abordam a engenharia, gestão e segurança de redes de computadores, segurança de dados, criptografia, sistemas embarcados e sistemas distribuídos.

  • TEMA 3: COMPUTAÇÃO VISUAL E CIENTÍFICA

    Computação gráfica, processamento de Imagens, jogos, inteligência artificial, Informática na Educação, interface homem-computador e sistemas multimídia.

  • TEMA 4: TEMAS CORRELATOS

    Assuntos pertinentes ao Tema não incluídos nestas.

  • TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DO ARTIGO

V COMUNICAÇÃO SOCIAL: JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA

  • TEMA 1: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE, LINGUÍSTIA, EDUCAÇÃO E CULTURA.

    A natureza semiótica da sociedade humana. Cultura e representações sociais. Relações sociais e comunicação; a natureza social do fenômeno comunicacional. Os processos fundamentais da comunicação e a construção social da realidade. Os meios de comunicação nas sociedades de massas. A comunicação no pensamento social: principais correntes sociológicas e antropológicas. O papel do comunicador na sociedade: a dimensão política do oficio de comunicador. A partir de estruturas linguísticas voltadas para a educação.

  • TEMA 2: COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS, MARKETING, AMBIENTE DIGITAL E MÍDIAS

    Estudo dos processos que se desenvolvem no âmbito do ecossistema midiático em suas dimensões estruturais e dos fluxos de produção, circulação e recepção, de mídias e redes online e acesso ao conhecimento. As pesquisas recortam a realidade comunicacional decorrente das práticas desenvolvidas no contexto das mídias, marketing, além de abranger suas estéticas, linguagens, narrativas e evolução tecnológica.

  • TEMA 3: COMUNICAÇÃO, FILOSOFIA, POLÍTICA, ÉTICA, PERFIL PROFISSIONAL

    Estudo dos processos e estratégias de comunicação institucional, publicitária e mercadológica nas organizações privadas e públicas. As pesquisas contemplam os processos de mediação e de representação nos campos da comunicação, da informação e de suas interfaces com a filosofia e a política, a partir das seguintes perspectivas: representações sociais; práticas filosóficas; construção de narrativas sociais; cidadania e redes de sociabilidade; comunicação política e políticas de comunicação; comunicação pública, institucional e organizacional. Análise dos elementos do processo comunicacional e informacional em diferentes meios, suportes, grupos e contextos sociais e políticos.

  • TEMA 4: TEMAS CORRELATOS

    Assuntos pertinentes ao Tema não incluídos nestas.

  • TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DO ARTIGO

v. 1, n. 1 (2016): Revista COMINE 2016


Capa da revista